A verdade sobre a Betty Boop

18:50:00

 

Criada nos anos 30 , Betty Boop , é um personagem do cenário pop  inesquecível, vista como um símbolo sexual.


Após a primeira Guerra Mundial , o papel da mulher na sociedade mudou imensuravelmente.Como por exemplo , a entrada da mulher no mercado de trabalho. As roupas mudaram,começaram a dançar , fumar,etc.


Com isso eis que surge Helen Kane , nascida no Bronx em agosto de 1904,uma cantora popular na decadas de 20, atrvés de apresenações em shows de variedade.

 Helen Kane foi utilizada como modelo para um dos ícones pop mais famosos, Betty Boop.  Helen Kane era comumente chamada de "Boop Oop a Girl Doop" ,devido a uma de suas músicas ( com o mesmo nome)

Seu rosto redondo, com grandes olhos castanhos e seus cabelos pretos cacheados, por sua vez se tornoaram uma marca de estilo chamada de "melindrosa," criada por cantoras como Kane e Hans haw Annette. Seu primeiro papel foi em "Betty Coed" (1931), que também marcou a primeira vez que e o nome Betty boop foi conectado com a personagem.

 

  

 

Kane começou sua carreira em 1927, quando ela apareceu em um musical chamado Uma Noite na Espanha. Embora o musical  fora fechado após apenas 22 performances, Paul Ash, o maestro da banda, colocara o nome dela para  frente para uma apresentação no Paramount Theater de Nova York).

A primeira performance de Kane, no Teatro Paramount,na Times Square foi o ponto para lançar sua carreira. Ela estava cantando "That's My Weakness now ", quando ela intercalou com a canção Boop Boop Doop um presente em ressonância com a cultura melindrosa, e quatro dias depois,o nome de  Helen  Kane se tornou muito popular.Em seguida, ela voltou para o Palácio, como um salário de 5.000 dólares por semana. Ela cantou para seus amigos de Vaudeville, The Three Sisters X (ex-The Sisters Hamilton e Fordyce) por uma noite. Em um desempenho de palco ao vivo (1935), ela harmonizava com suas brincadeiras únicas e uma nova música, "The Preacher and the Bear".


Quando ela assumiu o estatuto de sensação da música, havia bonecos Helen Kane e concursos de sósias da Helen Kane , aparições no rádio e em boates. Este culto atingiu o seu pico no final de 1928 e lá permaneceu até 1929 .


 Em 1930, Fleischer Studios e o animador Grim Nat wick introduziu uma caricatura de Helen Kane, com orelhas de cachorro caído e uma voz esganiçada, no desenho animado Dizzy Dishes Talkartoons. "Betty Boop", como o personagem foi chamado depois, logo se tornou popular . Em 1932, Betty Boop foi transformada em um ser humano, as orelhas do cão se tornaram longos brincos de argola.Em 1934, Helen Kane entrou com uma ação contra a Paramount $ 250.000 e Max Fleischer, cobrando a concorrência desleal e apropriação indevida nos desenhos animados Betty Boop. O julgamento começou o ano com Kane e filmes de Betty Boop sendo vistos apenas pelo juiz. Nenhum júri foi chamado. Anne Annaka Rotshchild, Margie Hines, Wright Kate, Bonnie Poe, e principalmente Mae Questel foram todos convocados a depor.

Anos depois o juiz decidiu contra Kane, alegando que seu testemunho não prova que seu estilo de cantar era único. E que a criação de Betty era original e única.

  


Por mais que neguem, a criação da Betty Boop foi em grande parte influenciada pela Helen, é clara a inspiração em seu jeito ,características e imagem.

 

Helen Kane faleceu no dia 26 de setembro de 1966 aos 63 anos.


 

 

Que tal ficar mais um pouquinho?

0 Comentários ♥