O mundo da moda nos anos 40 (moda feminina)

12:43:00

Anos 40, II Guerra Mundial.  A moda não está alheia ao tempo e todo o clima bélico influencia de maneira marcante esta década.

Aqui vou mostrar algumas das principais tendências e características da moda dessa época.

 





Silhueta Militar: Sapatos pesados e ombros quadrados.As roupas procuravam afinar os quadris e a cintura.


                  

Sobriedade: é preciso lembrar que o período da guerra – com tantas pessoas morrendo no campo de batalha, e com uma grande restrição de recursos – pedia um visual mais sóbrio. Os tecidos sofreram muitas restrições na época, e era muito difícil encontrar certos tipos…por isso, havia muitas técnicas para re-aproveitar as roupas, passando produtos que tentavam melhorar seu aspecto. Isto, é claro, não impediu um certo ar de “roupa surrada” que acompanhou a primeira metade da década.
 

 Falta de seda e do nylon: A falta desses produtos fez com que as meias calças , desaparecessem do mercado.Foram então trocadas pelas meias soquetes ou pelas pernas nuas ou artificialmente bronzeadas com pinturas , que imitavam as costuras.
 



Xadrez: Padrões com estampas pequenas e não muito coloridas.
 



Comprimentos: Sempre cobrindo os joelhos.
 



 Conjuntos: Blazers e saias evasê . Muito populares na época , pois podiam criar diversas combinações. Blazers com ombreiras e padronagem ás vezes masculinas.
 



À la camponesa: Peças com sianinhas , e decotes V suprimidos. Vestidos  fortemente difundidos pelos musicais da época. E blazers com fechos peculiares : típicos da época.
 



 Saias retas: Sobre o pretexto da falta de tecidos , as saias retas começaram a ser bastante usadas pelas moças da época.
 



 Maquiagem: improvisadas com elementos caseiros, como o metal estava sendo usado na produção de armamentos , as fábricas apenas recarregavam os batons.
 



Cabelos: Com a dificuldade de encontrar cabelereiros, as mulheres prendiam os cabelos para formar cachos. Lenços foram muito usados bem como chapéus.
 



Biquini:  Louis Reard criou o biquini, 1947, após o fim da guerra.




New Look: Terminada a Guerra, fim da escassez de tecidos, Christian Dior devolve a feminilidade à roupa masculina, surge o NEW LOOK.
 
 
 

A brazilian Bombshell:  Cantora , dançarina , atriz e estilista. Carmen Miranda, costurava suas próprias roupas que iam desde caricatas, à muito elegantes e avant-garde.
Nos Eua inspirou diversos chapeleiros, lançando também a onda dos turbantes. 

"Se as , as mulheres, resolvem me copiar, tudo bem .Nada contra - até gosto." Carmen

Resultado de um pedido à um sapateiro carioca, Carmen cria a plataforma.Uma de suas maiores contribuições à moda, calçados que influenciam muito a tendência gótica e fetichista.

 
 
 
 

Espero que tenham gostado!!! 



Que tal ficar mais um pouquinho?

5 Comentários ♥

  1. Parabėns, lindo post.
    Espero pelos anos 50, 60, 70 etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://ladymoio.blogspot.com.br/2015/10/o-mundo-da-moda-nos-anos-50-moda.html?m=0:aqui a matéria dos anos 50... E mto obg pelo comentário! Feliz q gostou

      Excluir
  2. Ola, estava passando por aqui e pensei em te dar uma dica pra monetizar seu blog,
    Usa o e-grana http://ads.egrana.com.br/indica/40880 funciona junto com o adsense, e da um lucro bom, tenta usar uma semana, eu garanto que não vai se arrepender, e ganha também 5% pra indicar alguém.
    E aproveitando da uma visitada em um dos meus blogs, http://www.monitorandoweb.com/
    http://www.humorloko.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei
    Obrigado
    Tenho que passar para o Inglês.prova Dia 03/9 Tenho 82 anos faço dia 25/09.Abraco

    ResponderExcluir

Criar cartão de visita